3 de fev. de 2008

A Menina que Roubava Livros - Resenha

"Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler."

Uma pequena invasão, mas justificada. Há muito eu estou cadastrada no blog de Italo como habilitada a postar, e agora eu abuso desse poder a mim concedido. =)

Foi com grata surpresa que comecei a ler A Menina que Roubava Livros, em um sábado à noite enquanto minha anfitriã (pois estava dormindo na casa de uma amiga) tomava banho. Se um trailer de um filme deve convidar o espectador a assisti-lo, Zusak captura o leitor nas duas primeiras páginas. Um aviso sobre a nossa curiosa narradora, a Morte em pessoa, pode chocar alguns, mas em mim despertou uma estranha curiosidade:

"EIS UM PEQUENO FATO:
Você vai morrer."

Zusak não só dá cor a um narrador passional, como através de belas imagens nos conta a história de Liesel Meminger, uma garota que vive na Alemanha no período conturbado da Segunda Guerra Mundial. Em um trem, ela tem seu primeiro encontro com a Morte, embora não pareça estar ciente disso, e depois cruza com ela pelo menos três vezes, antes que chegue sua hora.

Com uma narrativa cheia de vais-e-vens, a Morte nos surpreende com fatos ainda a acontecer, atiçando a curiosidade do leitor. E como na vida de qualquer criança, há momentos felizes, há momentos dramáticos e há momentos tristes. Sem esquecer o menino da casa vizinha, aquele melhor amigo que nunca perde a oportunidade de pedir um beijo.

O livro é carregado de metáforas, tanto nas cores descritas - cores tão adoradas pela nossa narradora, que as utiliza como uma distração do seu árduo e penoso trabalho - quanto na própria capa: branco, preto e vermelho, cores que preenchiam a bandeira nazista. De modo coeso e comovente, Zusak nos guia pelas várias páginas dos livros que a pequena ladra surrupia.

A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak, Editora Intrínseca, 480 páginas, R$ 30,00.

Hmmn, acho que eu poderia ganhar dinheiro escrevendo sobre livros alheios. E fazendo suas vendas aumentarem (ou diminuírem).

5 comentários:

Italo disse...

A resenha despertou meu interesse pelo livro. Vai pra fila dos livros que eu tenho vontade de ler, mas sou vagabundo demais para fazê-lo. Ah, essa fila anda, um dia anda...

O título do livro me inspirou a escrever outro: "A menina que invadia blogs". - baseado em fatos reais. xD

Aliás, invasão? Eu chamaria no máximo de uma visita inesperada, mas pra não tirar a emoção do acontecimento, vamos deixar como invasão. =P

Você mencionou algo sobre "abusar desse poder"? Er... abuse com carinho, pelo menos. Hehehe. =D

A casa é sua, my little fairy "book-stealer" sister

Anônimo disse...

Weeeee! \o/ =D

Anônimo disse...

Eu passo despretensiosamente por aqui e, me deparo com essa resenha! Talvez essa seja uma boa idéia para Amando... Começar a ler os livros recomendados (ou não...) por aqui. Pois é Amando, quem sabe assim você pára de procurar coisas interessantes para ler em blogs alheios e começa a ler um pouco mais sobre romances legais e tal, né Amando?

Ítalo, falar de si mesmo em terceira pessoa é o máximo. Mas discutir consigo mesmo é fenomenal. Experimenta, tu vai ver como é bom! (essa última frase noutro contexto...)

FLW!
=D

Francisco Antonio da Silva disse...

Este espaço é importante, pois incentiva a leitura e, por isso, gostaria de expor o seguinte:

Conjuntura de texto apresenta ao público-leitor interessado no estudo da ´Língua Portuguesa e em renovar as suas práticas de leitura e de produção de textos questões relativas ao estudo ém foco por meio de texto, visto que se o texto atualmente, é importante, no futuro, devido à modernidade que avança, de modo veloz, terá maior relevância, pois o estudo por meio de textos demonstra embasamento lingüístico que exige o ângulo da compreensão, da praticidade, contribuindo para que o leitor se torne um agente ativo, capaz de ler, compreender e aplicar em suas práticas os conhecimentos expostos nesta obra.
As questões são trabalhadas nos percursos textuais, ou seja, inseridas nos textos, acontecendo comentários acerca destes e exercícios, produzindo um estudo compreensivo e pragmático, evitando uma análise isolada, superficial e classificatória.
Assim, este livro visa contribuir com o estudo da Língua Portuguesa, servindo como instrumento para todos que estejam empenhados no referido estudo.

Adquire-se o livro "Conjuntura de texto", nos endereços www.biblioteca24x7.com.br ou no www.amazon.com

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e