1 de jan. de 2007

Ano Novo

2007. Ano Novo. Brindemos, bebamos, comamos, comemoremos. Muita saúde, paz e dinheiro no bolso. Bleeeeeeerg!

Eu sempre achei o Reveillon[1] uma data meio sem significado. Os outros feriados homenageam algum acontecimento histórico importante ou uma pessoa ilustre de uma nação. O Reveillon não, marca o fim de um ano no calendário cristão, nos diz que estamos no 2007º ano depois de Cristo - acho que seria mais adequado chamar desde Cristo - engraçado, acho que o Natal deveria nos dizer isso, já que é o aniversário do Homem.

Se preferir, podemos considerar que estamos comemorando o término de mais uma revolução da Terra em torno do sol - ótimo para os ateus, hein? Isso pode gerar uma comparação interessante: assim como a Terra, um ciclo em nossas vidas se completou e outro está começando[2]. É um ótimo momento para olhar para trás e, em seguida, olhar para frente.

PDCA[3]. Plan, Do, Check, Act. Uma ferramenta útil usada na administração de empresas. Um ciclo conhecido como Método de Melhorias, consiste em quatro fases:

*Planejar;
*Executar;
*Checar os resultados;
*Agir corretivamente (fazer mudanças?).

A virada do ano é um momento interessante para checar nosso "desempenho" em 2006 e planejar mudanças. Traçar metas para 2007 ou mais além.

É hora de costurar nossas bandeiras e remendar nossos estandartes. Contar os espólios adquiridos, dessamassar as armaduras e forjar novas armas. Fazer um balanço da batalha e reavaliar a estratégia.

Só então, desembainhar as espadas e cavalgar em frente, de volta à batalha. Rumo aos nossos sonhos, a consquistas e glórias. *hic*. Feliz Ano Novo!


_______________________________________________________


[1] - Alguém sabe o que significa essa palavra?
[2] - Claro, que o dia 31 de dezembro é uma escolha arbitrária, você poderia escolher o 8 de março, o 1º de abril, o 28 de junho, 22 de setembro... tanto faz. E só um referencial, tão arbitrário quanto o 31 de dezembro. ^^
[3] - Olha só, Controle de Qualidade, 4 créditos que me ensinaram alguma coisa...

6 comentários:

Anônimo disse...

Pois é... 2007... *hic* chegaaaaando...

É isso aí... 2006 passou. A gente não pode esqueceeeer... É difícil esquecer isso. Tempo nós vamos ter para esquecer. Sem dúvida...

Pra nós é hora de a gente pensar no futuro... *hic*... o futuro. É hora de a gente reformular... reformular... é hora de a gente mudar... ou... mudar de vez! *hic*

Vamos coloca o castelo de areia abaixo...! abaixo...! e iniciar uma construção sólida para 2007. *hic*

Feliz ano novo =]

Anônimo disse...

O ano novo de cada um devia ser na data do seu aniversário. Afinal, aí sim pode-se dizer que se começa um novo ciclo... ;D

Os índios marcavam a passagem do tempo pelas fases da lua, o que eu acho muito mais prático do que um mês que ganha um dia a cada quatro anos. :D

Fernanda Eggers disse...

É mesmo, o Ano Novo de cada um devia ser no aniversário.
Eu, como todo bom brasileiro, escolho o carnaval, tá? =D
Hm... Como estudante de francês eu deveria ser capaz de te dizer o que "Réveillon" significa, mas...

Anônimo disse...

* In France and some other French-speaking countries, a réveillon is a long dinner, and possibly a party, held on the evenings preceding Christmas and New Year's Day. The name of this dinner is based on réveil, i.e., the fact of awaking, because it involves staying up until midnight.

[1] - en.wikipedia.org/wiki/Réveillon

Anônimo disse...

Pra mim, ano novo não significa nada porque nada de especial aconteceu num dia 31 de dezembro.

agora, eu tenho milhares de datas especiais espalhadas pelo calendário que, aí sim, eu conto aniversários, celebro da minha maneira e curto realmente.

e eu não gosto de celebrar o meu aniversário, não aconteceu nada que eu me lembre. blah. não é uma data importante pra mim.

caralho, como eu sou chato.

\o/

Anônimo disse...

Como o google é gentil, veio aqui só tirar as nossas dúvidas...