5 de jan. de 2009

Era of Skyfire

Conta-se que a milênios atrás, quando estas terras eram cobertas de imensas florestas dominadas pelos elfos e as montanhas ocupadas pelos senhores anões, os humanos viviam rusticamente como nômades nas planícies e savanas do sul. Aquela era um época de paz, ameaçada apenas de tempos em tempos pelos gigantes e dragões. Mas as coisas mudaram com a chegada de Calim.

Calim era um nobre djinni, um poderoso gênio vindo do Plano Elemental do Ar, que comandava um imenso número de membros de sua espécie, além de escravos humanos e halflings. Em pouco tempo, ele conquistou uma grande área onde hoje é o sul de Calimshan, expulsando os dragões, gigantes e elfos da região. Estava formado o Califato de Calim.

Os 1000 anos que se sucederam foram relativamente pacíficos dentro dos domínios de Calim, à exceção de pequenos conflitos com os elfos e gigantes nas fronteiras. Até que chegaram os mais odiados inimigos dos djinn, os efreet. O Exército de Fogo, como era chamada a horda de efreet, liderado pelo Grande Paxá Memnom surgiu no norte da atual Calimshan. Nos anos que se seguiram, os gênios do fogo conquistaram muitas das terras que tinham pertencido aos elfos e anões, reduzindo florestas inteiras a cinzas e estabelecendo o Reino de Memnonnar.

Demorou 200 anos até começar a inevitável guerra entre Calim e Memnom, período que ficou conhecido como Era of Skyfire. Os exércitos dos gênios se enfrentaram durante séculos em grandes batalhas que destruíram colinas, florestas e montanhas. Ninguém sabe muito bem como a guerra acabou. Alguns dizem que Calim e Memnom se enfrentaram num duelo que durou 100 dias e 100 noites e acabou com a destruição de ambos e de tudo que havia num raio de vários quilômetros. Outros falam que os elfos, buscando vingança pela morte de seus semelhantes e pela destruição causada pelos gênios, realizaram um poderoso ritual que arrancou as almas dos dois de seus corpos e as aprisionou dentro de um cristal.

O que aconteceu de verdade talvez ninguém saiba. Mas as conseqüências desses eventos marcaram para sempre essas terras.

______________________________________________


Referências:

- Lands of Intrigue, 1997
- Empires of the Shinning Sea, 1998
- Forgotten Realms Campaign Setting, 2001
- Lost Empires of Faerûn, 2005

7 comentários:

Italo disse...

Essa é uma história oficial do cenário de Forgotten, ela é citada em vários livros do D&D e AD&D que detalham os reinos de Tethyr e Calimshan, existindo diferentes versões em diferentes livros.

Eu me apropriei da história e a usei como matéria-prima para a trama da Campanha de Tethyr.

Espero que gostem.

Anônimo disse...

Hmmm... a forma como a história foi contada não me parece muito apropriada para uma história de "ninar". Senti falta de termos mais 'infantis' como "genio do fogo" etc. e do "Que história legal, vovó!" no final =P

Eduardo Costa disse...

Lembrei da Skynet.

=D

Italo disse...

É verdade, não é muito apropriada, embora essa não seja uma avó normal, nem essa uma criança normal. xD.

Talvez fique melhor sem o começo.

Allana disse...

Isso era pra ser uma história de ninar? Tá mais pra um pai bardo contando prum filho aspirante a bardo. ;X

Punk. Mas isso não me faz amar as terras de Calimsham. :P

E realmente, ficou melhor sem traduzir mesmo.

Anônimo disse...

Os gênios da minha mãe davam três presentes. =(

Esses daí dão presentes?

Falando sério agora eu achei legal a história e espero que você possa detalhar mais sobre o combate algum dia.
=)

Anônimo disse...

Acho que a pessoa só saca que é uma história de ninar ou contada de uma pessoa pra outra se estiver jogando a campanha... certo?

=P

Pra mim pareceu uma citação bem engendrada do que aconteceu nos primórdios das terras de Calim... =P